Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Você está em  Menu Inicial > Manuais de Ajuda  |  Página Inicial
Adicionar aos Favoritos 12/12/2018 04:18

Manuais de Ajuda

Para ver os manuais, será necessário ter instalado em sua máquina o programa Adobe Acrobat Reader. Para instalar o programa, clique na figura ao lado:

Manuais Pessoa Física
- Manual de Acesso a NFS-e para Pessoa Física

O Manual de Acesso da Pessoa Física mostra as principais funcionalidades destinadas ao Tomador de Serviços, como por exemplo cadastro no siste, alteração do perfil, consulta de NFS-e, etc.

Manuais Pessoa Jurídica
- Manual de Acesso a NFS-e para Pessoa Jurídica

O Manual de Acesso da Pessoa Jurídica mostra as principais funcionalidades destinadas ao Prestador de Serviços, como por exemplo configuração do perfil, consulta e emissão de NFS-e, emissão de guias, etc.

- Manual de Declaração de Serviços

O Manual de Declaração de Serviços mostra passo a passo como declarar serviços recebidos.


Manual Nota Fiscal de Serviço Avulsa Eletrônica
- Manual de emissão de Nota Fiscal de Serviço Avulsa Eletrônica - NFSA-e

O manual de emissão de Nota Fiscal de Serviços Avulsa Eletrônica – NFSA-e mostra as principais funcionalidades para registrar exclusivamente as operações de serviços prestadas em caráter excepcional por contribuintes de fora do Município de Niterói e cujo ISSQN seja devido aos cofres deste município.


Manuais Técnicos de Integração via Arquivo Texto
- Manual de Envio de Arquivo (Envio de Lotes de RPS)

O Manual de Envio de Arquivo apresenta o layout a ser utilizado para gerar arquivos TXT para a importação de NFS-e e NFS convencionais para o Sistema da NFS-e do Município.



- Manual de Envio de Arquivo de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF - Versão 2.03)

Visando facilitar a substituição do Recibo Provisório de Serviços - RPS por NFS-e (conversão em lote), o Sistema permite que sejam transferidas informações dos contribuintes para a Prefeitura em arquivos no formato XML. Tais arquivos devem atender ao layout do Modelo Nacional de NFS-e definido pela ABRASF e apresentado neste manual.



- Manual de Recebimento de Arquivo (Exportação de NFS-e Emitidas/Recebidas)

O Manual de Envio de Arquivo apresenta o layout dos arquivos TXT gerados pelo sistema da NFS-e do Município para a exportação de NFS-e e NFS convencionais.


Manuais Técnicos de Integração via de Web Service
- Manuais de Utilização do Web Service (Modelo Nacional - Versão 2.03)

Manuais com as informações necessárias para fazer a comunicação com o sistema da NFS-e do Município através de Web Service.


Manuais Técnicos da DESIF
- Modelo Conceitual

Manual com as informações necessárias para fazer a integração com o módulo da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras – DES-IF do sistema da NFS-e.



- Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF)

Manual de uso da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF).


Tabelas e arquivos auxiliares
- Tabela NBS

O NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) é um código classificador nacional, composto por nove dígitos, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil – RFB, conjuntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – MDIC.
Este código é utilizado pelo Siscoserv com objetivo de padronizar a identificação dos serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no Patrimônio, para propiciar a harmonização de ações relacionadas com as políticas de fomento ao empreendedorismo, de compras públicas, de comércio exterior, entre outras.


Copyright 2018 - Prefeitura Municipal de Niterói - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por TIPLAN - Tecnologia em Sistemas de Informação - Versão: 201811280323